ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Fev/2022

Proteínas vegetais: mercado é crescente no Brasil

De acordo com informações do painel Usage Foods & Beverages da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, a busca crescente pelo bem-estar e a preocupação com o planeta estão contribuindo para o desenvolvimento do mercado de proteínas vegetais no Brasil. Entre os meses de setembro de 2020 e de 2021, os itens que compõem a categoria foram consumidos por mais de 36 milhões de pessoas. No mesmo período, a carne bovina teve redução de quase 2% em número de compradores e de 10% em ocasiões de consumo.

Os maiores consumidores de proteínas vegetais, a exemplo de soja, lentilha e grão-de-bico, são provenientes das classes ABC (89%) e maiores de 35 anos (52%). Também vale ressaltar que, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os produtos vêm se desenvolvendo de forma muito expressiva nos Estados da Região Nordeste. De forma geral, 55% das refeições feitas com proteína vegetal são compartilhadas entre quatro ou mais pessoas e ocorrem menos de duas vezes na semana. Apesar de o hábito ser o maior motivo para o consumo (49%), a saúde (22%) e o prazer/desejo por algo diferente (27%) destacam-se como motivos para consumo dessa categoria.

Os números dão perspectiva para que o mercado siga crescendo e atraindo mais consumidores em 2022. Hoje, 70% dos brasileiros dizem querer se alimentar de forma consciente, com benefícios para a saúde e para o planeta. E mais: 56,1% planejam comprar menos produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou à sociedade. É importante destacar, porém, que, apesar do cenário em desenvolvimento, a categoria ainda enfrenta barreiras de consumo. A principal delas está atrelada à alta ingestão de carne. Atualmente, a proteína animal está presente em 56% das ocasiões de almoço ou jantar dos brasileiros. Fonte: AD Comunicação & Marketing. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.