ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jan/2022

Frango: novos relatos de gripe aviária na França

O Ministério da Agricultura da França confirmou, na sexta-feira (28/01), mais 70 casos de uma cepa altamente patogênica (HPAI) responsável por surtos de gripe aviária pelo país. Até o momento são 295 casos em plantéis comerciais, 27 notificações em animais selvagens e outros 6 casos em galinhas. A pasta não informou em que região essas aves foram identificadas.

O primeiro caso da doença no país foi notificado em 26 de novembro de 2021 e, em 17 de janeiro de 2022, o Ministério da Agricultura confirmou o surto de gripe aviária provocado pela cepa. Segundo o órgão, 29 países sofrem com os efeitos da contaminação em todo o continente europeu, que registrou quase 400 relatos em plantéis e 700 casos em animais selvagens. Para tentar conter o avanço da cepa, o órgão orienta que seja feito o abate preventivo de animais em caso de surto ou confirmação de caso.

A desinfecção do local e a restrição da circulação das aves domesticadas também são exigências. O ministério ainda pontua a necessidade da vacinação obrigatória em zoológicos e do abrigo apropriado de aves em transporte ou confinamento. O consumo de carne, fígado e ovos, assim como qualquer produto alimentar feito de aves, não apresenta risco para os humanos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.