ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jan/2022

Supermercados: carnes têm forte alta em 12 meses

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou alta de 1,03% em dezembro, apesar de alguns alimentos terem apresentado queda de preço. As carnes, que vinham em desaceleração nos 3 meses anteriores a dezembro, sofreram os efeitos da demanda sazonal das festas de fim de ano e apresentaram inflação de 1,04%.

As projeções, no entanto, apontam para estabilidade no preço dos cortes bovinos em virtude do equilíbrio do custo de produção decorrente da acomodação dos valores das commodities internacionais e do recorde histórico de 221 milhões de cabeças alcançado pelo setor em 2021. Os derivados de carnes caíram cerca de 1,03% no período, com a ajuda de itens como peito de peru, presunto, toucinho defumado, empanados de frango e pertences de feijoada.

No grupo dos hortifrutigranjeiros, houve alta de 3,16% no mês, puxada pelas frutas, que avançaram 7,22%, mas os tubérculos recuaram 2,01%, pressionados pela batata, em virtude da elevação da oferta, mesmo com regiões produtoras afetadas pelas geadas de maio de 2021. De janeiro a dezembro, as carnes tiveram valorização de 13,85% nos supermercados de São Paulo, enquanto os hortifrutigranjeiros subiram 4,95%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.