ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jan/2022

Boi: retomada da China sustentando as cotações

A retomada dos envios de carne bovina à China vem sustentando os preços da arroba em patamares elevados. Desde o início deste mês, o preço médio do boi gordo em São Paulo, se mantém acima de R$ 330,00 por arroba à vista, atingindo recorde nominal diário no dia 5 de janeiro, quando o valor foi de $ 345,25 por arroba. Agora, o preço médio do boi gordo em São Paulo é de R$ 333,70 por arroba, com leve queda de 0,83% no acumulado da parcial de janeiro.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), até a terceira semana de janeiro, a média diária de embarques de carne bovina in natura era de 7,095 mil toneladas, contra 5,51 mil toneladas em dezembro de 2021 e 5,36 mil toneladas em janeiro de 2021. Além da demanda mais aquecida por novos lotes para abate por parte de frigoríficos, a oferta de bovinos segue baixa, o que sustenta os preços da arroba na maior parte do País.

Em Minas Gerais e em partes de Goiás, especificamente, as frequentes chuvas nestas últimas semanas causaram enchentes e dificuldades em carregar gados, tendo em vista que algumas estradas ficaram interrompidas. Há relatos, também, de cancelamento de leilões em determinadas cidades de Minas Gerais. Atenta a esse cenário, parte dos pecuaristas indica valores bem acima dos atualmente negociados no spot nacional, mas os agentes de frigoríficos alegam muita dificuldade para venda de carne no mercado doméstico. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.