ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2022

Suíno: PSA está se alastrando na Europa Ocidental

A peste suína africana (PSA) se espalhou na Europa Ocidental, aumentando o risco de mais restrições à exportação para o principal exportador de carne suína do mundo. A Alemanha, grande exportadora, vem lutando contra a doença há mais de um ano, levando compradores importantes como a China a proibir as importações de lá. Mas, em uma escalada potencialmente significativa, um caso foi detectado em um javali no noroeste da Itália no final da semana passada. Isso aproximou o vírus da Espanha e da França, dois dos outros fornecedores importantes da União Europeia.

A União Europeia já está enfrentando um excesso de carne suína que elevou os preços perto de mínimos de vários anos. Embora a Itália seja um pequeno exportador, quaisquer restrições comerciais podem exacerbar o excesso de oferta da Europa e reduzir os lucros dos agricultores em um momento em que eles também estão lidando com o aumento dos custos dos grãos para ração. A PSA está se movendo e é preciso meios para controlar o movimento de animais selvagens. Uma preocupação maior será se as infecções atingirem outras nações próximas.

A França evitou o vírus quando a vizinha Bélgica relatou um surto há alguns anos, usando medidas como cercas e, no mês passado, fechou um acordo com a China para manter as exportações de algumas áreas. Mas, outros países não garantiram tais acordos. A grande população de javalis da Itália também pode dificultar a contenção do vírus. A associação de agricultores italianos Coldiretti disse que alertou repetidamente sobre a ameaça da multiplicação de javalis, que agora totalizam 2,3 milhões no país.

A doença é altamente contagiosa e muitas vezes letal para os suínos, e é endêmica na ilha da Sardenha desde a década de 1970, segundo a Agence France-Presse. A cepa encontrada na Itália corresponde a uma que circula na Europa desde 2007, informou a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A Europa Oriental foi a mais atingida pela PSA, com casos no oeste permanecendo mais incomuns. A Macedônia do Norte confirmou na semana passada seu primeiro caso da doença. Segundo o Rabobank, para os países que ainda não têm PSA, os casos mais recentes são mais um alerta. Fonte: Bloomberg. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.