ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Dez/2021

Europa avalia fontes alternativas de ração animal

Todos os anos, a União Europeia importa cerca de 14 milhões de toneladas de soja para alimentar frangos, bovinos e suínos. Depender da soja produzida no exterior representa um desafio para os produtores de alimentos orgânicos em particular, razão pela qual a UE financiou um projeto para investigar fontes alternativas de ração rica em proteínas. O projeto, denominado OK-Net EcoFeed (Organic Knowledge Network on Monogastric Animal Feed), está sendo coordenado pela Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica e reúne 18 parceiros em 12 países, incluindo processadores de rações, criadores, institutos de pesquisa, universidades e empresas de consultoria. O foco é construir uma rede de partes interessadas, coletando o conhecimento existente e destacando as soluções que podem ser úteis em todas as regiões.

Um projeto anterior, OK-Net Arable, identificou soluções potenciais para aumentar a colheita. A plataforma oferece acesso a uma ampla gama de ferramentas e recursos práticos, incluindo áudio, livros, relatórios, folhetos, orientações e vídeos. Seu objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos entre criadores, consultores agrícolas e cientistas. A plataforma foi expandida para incluir também material em rações sustentáveis. Uma das principais coisas a fazer era descobrir o que estava funcionando em uma região e adaptá-lo de alguma forma para que funcionasse em outra região. A primeira parte foi coletar todos os sistemas existentes. Em seguida, os pesquisadores investigaram aqueles que poderiam ser potencialmente aplicados a diferentes áreas. Os pesquisadores envolvidos no projeto já realizaram uma série de 18 testes de campo com alimentos alternativos, incluindo Camellia sativa, uma oleaginosa relacionada ao linho.

O projeto envolveu mais de 9.000 frangos e 1.000 suínos. Na Espanha, pesquisadores investigaram o uso de levedura de cerveja rica em proteínas como suplemento alimentar para suínos. Um grande problema em produtos orgânicos é a disponibilidade de proteínas. A maioria das rações é à base de soja e não é sustentável para produtos orgânicos; a busca é por fontes alternativas de proteína. O consórcio também desenvolveu uma ferramenta de formulação de ração que permite aos criadores calcular suas próprias necessidades de ração com base na raça do animal, seu estágio de crescimento e as matérias-primas que estão usando. Até o momento, é o único software livre disponível para produtores orgânicos de gado e aves. Fonte: The Poultry Site. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.