ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Dez/2021

Fairr Index: as empresas líderes na agenda ESG

Entre as 49 maiores produtoras de carne e laticínios do mundo, as companhias Maple Leaf, do Canadá, a brasileira Marfrig e a neozelandesa Fonterra lideram a gestão dos riscos da agenda ESG (ambiental, social e de governança), de acordo com pesquisa do Fairr. O Fairr Index, em sua quarta edição, mostrou que a Marfrig passou a ser considerada uma companhia de "baixo risco" para investidores, de acordo com critérios ESG. A companhia subiu, na avaliação do ano passado para este, 8% na classificação da Fairr, passando de 57% para 65%, mas caiu uma posição porque outras empresas se sobrepuseram a ela na classificação geral.

A empresa saiu de quarto para quinto lugar no ranking das 60 companhias avaliadas. O Fairr faz vários recortes, no Índice Fairr de ESG, para avaliar as companhias e consolidar os dados em um índice geral. Os critérios de avaliação são dez: emissão de gases do efeito estufa; desmatamento e biodiversidade; uso e escassez de água; desperdício e poluição; uso de antibióticos; bem-estar animal; condições de trabalho; segurança alimentar; governança e proteínas sustentáveis. Entre os produtores de proteína animal, as empresas de aquicultura, principalmente as que produzem salmão, têm melhor desempenho em todos os fatores de risco, especialmente em relação ao desmatamento, biodiversidade e antibióticos. Três empresas de aquicultura norueguesas estão entre as cinco primeiras do ranking da Fairr: Mowi, Grieg Seafood e Leroy Seafood Group.

Ao todo, 60 empresas globais produtoras de proteína animal (carnes, laticínios, ovos e peixe) são avaliadas anualmente, com base em dados públicos fornecidos pelas próprias empresas, como relatórios anuais de sustentabilidade, além de questionários direcionados pela Fairr Initiative às empresas. Essas empresas, todas listadas em bolsa, têm valor estimado de US$ 363 bilhões; 49 produzem principalmente carne e laticínios e 11 são do setor de aquicultura. Todas são fornecedoras de gigantes como McDonald's, KFC e Carrefour. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.