04/Out/2021
A Unium, marca institucional das cooperativas Frisia, Castrolanda e Capal no segmento de lácteos, anunciou sua estreia na comercialização de MPC em pó (Milk Protein Concentrate ou proteína concentrada do leite). Desenvolvido pela companhia, o produto será vendido em sacos de 25 Kg para variadas indústrias. Como exemplos, as de bebidas funcionais e nutricionais, de suplementos alimentares, produtos dietéticos e ou ricos em proteínas, fórmulas infantis, iogurtes, entre outras. Trata-se de uma iniciativa pioneira no País. Em geral, as indústrias consumidoras dessa proteína importam o produto.
Como o MPC é utilizado em "nichos" de mercado, o volume comprado do exterior é menor se comparado ao do leite em pó, porém essa proteína tem maior valor agregado. Em 2020, o País importou 8,2 mil toneladas de MPC, enquanto as compras de leite em pó desnatado e integral somaram 112 mil toneladas. O preço da proteína concentrada do leite, por sua vez, foi registrado em um intervalo de R$ 30,00 a R$ 35,00 por Kg, ante os R$ 20,00 a R$ 22,00 por Kg do leite em pó tradicional. O MPC faz parte de projeto de posicionamento estratégico da companhia, que busca crescer apresentando inovações ao mercado brasileiro.
O MPC é feito a partir da filtragem do leite para extrair sua proteína e, assim, torná-la utilizável em outros produtos. Na primeira fase do processo, retira-se a gordura do leite (etapa de desnate) e a lactose é enviada para secagem. O resultado final é um produto rico em proteína (70%), que é comercializado para outras indústrias, que, por sua vez, fabricam produtos enriquecidos com o MPC. A Unium foi a segunda colocada no ranking mais recente de captação de leite elaborado pela Abraleite, associação que reúne produtores da atividade. Em 2020, captou 1,3 bilhão de litros, atrás apenas do Laticínios Bela Vista, dono da marca Piracanjuba. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.