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24/Set/2021

Boi: rastreabilidade e rentabilidade são desafios

Segundo a WWF-Brasil, a transparência e a rastreabilidade da cadeia produtiva da pecuária são os maiores desafios para a garantia de sustentabilidade neste momento. É urgente e fundamental conhecer todas as fazendas de fornecedores indiretos de gado para ampliar o monitoramento. O trabalho da WWF-Brasil está focado em dois pontos considerados fundamentais para o cumprimento da agenda ambiental pelas empresas do setor.

O primeiro deles é ampliar o controle sobre o desmatamento por meio da identificação dos produtores indiretos. O segundo é pode ser possível levar tecnologia para o produtor conseguir intensificar a sua produção, o que geraria mais ganhos para ele e menos emissões de gases do efeito estufa para o meio ambiente. Para a Marfrig, a questão ambiental está diretamente ligada à questão social. O produtor só vai produzir de maneira sustentável se antes disso esse modelo de produção for lucrativo.

É necessário haver um entendimento do contexto produtivo de cada pecuarista, que seria entender a realidade de produção dele para ajudar no endereçamento dos desafios. É com assistência técnica e inclusão que a gente faz com que ele seja mantido na cadeia de suprimentos. A partir desse pensamento, a Marfrig lançou no ano passado o Plano Marfrig Verde Mais, que preza por uma produção 100% livre de desmatamento, de baixo carbono, além de ser 100% rastreada, desde a origem do bovino até o abate.

Para viabilizar essa inclusão dos produtores, a empresa tem atuado primeiramente no âmbito dos recursos financeiros. A Marfrig tem conversado com bancos e fundos financeiros porque o mercado formal de crédito no Brasil não chega a quem mais precisa do recurso. A ideia é facilitar esse acesso ao crédito para que o produtor consiga um aporte que vai garantir a implementação das tecnologias corretas para o aumento da produtividade em cada área.

Urgência ambiental e mudança nos hábitos de consumo de proteínas precisam ser incorporados nos modelos de negócios de empresas de alimentos. A importância da sustentabilidade tem se traduzido e ajudado a formatar como as empresas, especialmente a Marfrig, compõem o seu portfólio de produtos. Quando se associa elementos como consumo e clima às tecnologias, é possível enxergar como fazer o ESG crescer dentro de uma empresa. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.