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22/Set/2021

Leite: campanha nacional para estimular consumo

A Campanha da 1ª Semana do Leite, prevista para ocorrer na primeira quinzena de novembro, foi o tema central da 18ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada na sexta-feira (17/09). O órgão consultivo e propositivo é constituído por 30 instituições membros e convidados permanentes. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou a relevância do setor de leite para o desenvolvimento do País: “Movimenta a economia, contribui para o PIB Nacional, gera emprego e renda para milhares de brasileiros, em todos os elos da cadeia produtiva, do produtor familiar aos grandes laticínios, dos distribuidores aos minimercados, que levam o produto às mãos do consumidor. O Brasil, como um dos maiores produtores de leite do mundo, precisa valorizar, aqui e no exterior, os pontos positivos do setor lácteo”.

Este será um dos objetivos da 1ª Semana do Leite: reunir produtores, laticínios e supermercados em um projeto exclusivo para mostrar a importância econômica e a saudabilidade desse alimento e seus derivados. Uma campanha já foi pensada para ter desdobramentos futuros para todos os públicos e idades. A ministra destacou que esse será apenas o primeiro passo para fomentar o setor. Estão sendo preparadas mais ações para divulgar a importância e a qualidade do leite e seus derivados produzidos no Brasil. A ideia é que essa ação seja de longo prazo e faça parte do calendário anual deste segmento. O leite e seus derivados são essenciais para o crescimento do Brasil e dos brasileiros, alimentam as pessoas e a economia. A Câmara Setorial e da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA) falou sobre as boas perspectivas do setor.

Há pouco mais de 20 anos, o Brasil era o maior importador mundial de lácteos, hoje tem a segurança do abastecimento e a segurança alimentar de 215 milhões de brasileiros e está partindo para ser também um player no mercado internacional de lácteos. O Mapa afirmou que não mede esforços para apoiar o setor e tem a convicção de que o Brasil tem potencial para ser a maior bacia leiteira do mundo. Esse evento vai ajudar a criar esse ambiente pró-leite, necessário para resgatar e potencializar o setor. Para construir a campanha de forma coletiva, foram realizadas reuniões com a participação de representantes do Mapa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), de cooperativas, indústrias e produtores, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e outros parceiros.

Essa ação será a primeira de várias que virão. O setor consegue agir de forma coordenada e esse trabalho é um exemplo disso. A campanha visa mostrar que a cadeia produtiva do leite é fundamental para a saúde dos brasileiros, com seus nutrientes; para a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos; para o meio ambiente, com boa alimentação e bem-estar animal; e para o País, que se desenvolve com o crescimento de todos os setores envolvidos. O Brasil é o 4ª maior produtor de leite do mundo, produz mais de 34 bilhões de litros por ano. Dos 5.570 municípios brasileiros, 99% são produtores de leite. São mais de 1 milhão de produtores nacionais, a maioria da agricultura familiar. O setor movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano, gerando mais de 4 milhões de empregos no campo. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.