ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Set/2021

Frango: Halal já representa 40% das exportações

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção de carne de frango no Brasil em 2021 deverá alcançar 14,5 milhões de toneladas, das quais 4,35 milhões serão exportadas. Os números, se confirmados, representam recordes históricos e, em boa medida, podem ser atribuídos ao crescimento da demanda por carne Halal, que já responde por 40% da carne embarcada. A Garra International é uma das empresas que tem visto a tendência Halal repercutir em seus números. Com operação em dez países e clientes em 60 países, ela atua como facilitadora nas duas pontas do negócio, para compradores (distribuidores e processadores de alimentos) e fornecedores.

Em 2010, 57% das exportações que ela intermediava no Brasil tinham o Oriente Médio como destino. Hoje, esse índice está em 65%. O mercado Halal vem crescendo ano após ano, não só pela demanda dos países árabes, mas também por conta das comunidades muçulmanas espalhadas por todo o mundo. O Oriente Médio é muito relevante, bem como o norte da África, mas China e União Europeia também têm aumentado sua participação no segmento. De fato, de janeiro a maio deste ano foi a Arábia Saudita que mais importou frango Halal brasileiro (26%), seguida pelos Emirados Árabes.

No entanto, outros países, muitos dos quais não têm maioria muçulmana, receberam 27%. Na liderança geral, ou seja, considerando não só o produto Halal, e como já tem ocorrido nos últimos anos, está a China. Mesmo o aumento de custos de produção, provocados pela alta nos valores de insumos e transporte marítimo, não provocou queda nas exportações. Essa inflação, até agora, tem sido repassada ao preço final do produto. No caso do Halal, em função de suas particularidades, que impactam na velocidade de produção, há ainda um acréscimo. Fonte: Comex do Brasil. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.