ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Ago/2021

Suíno: China deverá reduzir a demanda em 2022

Segundo a BRF, o mercado brasileiro de proteína suína deve começar a sentir os efeitos de uma eventual redução na demanda da China por carne suína a partir do ano que vem. A expectativa é de que um aumento expressivo no consumo per capita de carne suína no Brasil ajude a equilibrar a oferta e a demanda nessa conjuntura. Em 2022 pode haver um impacto relevante da redução significativa das importações da China.

Os chineses têm reconstruído os estoques e matrizes, mas precisamos considerar que ainda há um déficit grande na produção, que não vai se resolver no curto prazo. Por outro lado, houve uma alta no consumo interno de carne suína, que passou de 14 quilos per capita ao ano para 17 quilos per capita ao ano. Esse crescimento, junto à atuação em outros mercados, vai ser fundamental a partir do momento em que o país asiático evoluir e reduzir as compras.

Sobre a suspensão recente das importações chinesas de carne suína da planta da BRF em Lucas do Rio Verde (MT), a empresa segue trabalhando com o Ministério da Agricultura e as autoridades chinesas para esclarecer a situação o quanto antes. O problema não foi com a planta da BRF, mas com o descongelamento de um contêiner durante o transporte no navio. Os efeitos na operação são pequenos, uma vez que os embarques de carne de frango não foram paralisados. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.