ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Jul/2021

‘Carne’ vegetal: custo de produção desafia indústria

Os altos custos de produção da carne plant-based são um desafio para a indústria de alimentos. O produto tem como base grãos e leguminosas, cujos preços dispararam nos últimos anos, com produção bem ajustada à demanda, e não devem ceder tão cedo. Cada empresa se movimenta de acordo com uma estratégia própria para mitigar os gastos e maximizar a rentabilidade. A soja, presente em produtos da PlantPlus, BRF e JBS, é um dos produtos com preços firmes.

A oleaginosa se valorizou 50% no último ano, passando de R$ 116,56 por saca de 60 Kg em julho do ano passado para R$ 173,11 por saca de 60 Kg na mesma data deste ano. No caso da PlantPlus, uma parceria entre a Marfrig Global Foods e a Archer Daniels Midland (ADM) garante o fornecimento de toda a matéria-prima utilizada na produção, especialmente a soja. A ADM tem uma grande escala de produção, portanto, uma enorme capacidade de processamento de soja, o que garante um suprimento de insumos estável para a operação.

Na empresa, não há preocupação com a falta de insumos, mesmo os ingredientes que são importados são fornecidos pela ADM. A produção na fábrica da ADM em Mato Grosso do Sul também facilita, ao reduzir a exposição dos produtos à variação cambial. Além disso, por meio de parcerias entre a Marfrig e a Embrapa, a PlantPlus é possível explorar tecnologias de ingredientes para melhorar o produto e a competitividade.

A BRF também identificou a necessidade de nacionalizar a produção para conseguir preços mais competitivos de seus produtos. A conjuntura não é favorável para os custos de produção e todas as empresas do mercado sentem o impacto. É fundamental ter uma estrutura de custo melhor, é preciso proteger as margens e isso significa repasse aos preços finais, o que está sendo feito. Segundo a Seara, os efeitos são em toda a cadeia. A JBS pretende "democratizar" o acesso da população aos produtos plant-based, mesmo que isso traga desafios para a rentabilidade.

A empresa segue em busca das melhores alternativas para os insumos, identificando as oportunidades locais e externas. Importações não estão descartadas. A prioridade é atender o consumidor. Em relação ao consumo, embora o mercado de carnes vegetais esteja crescendo no Brasil e no mundo, a proteína animal tem seu espaço. Não é exatamente uma substituição de consumo, mas uma complementaridade das proteínas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.