ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jul/2021

Boi: Brasil deve ser referência em sustentabilidade

Segundo o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), o Brasil deve se tornar referência em segurança alimentar e sustentabilidade, com o avanço das práticas de preservação ambiental e a aplicação da legislação prevista no Código Florestal do País. A cadeia produtiva da pecuária tem o desafio de produzir mais e, ao mesmo tempo, evitar catástrofes climáticas. É preciso combater tudo que é ilegal e buscar o apoio e o cumprimento do Código Florestal.

A entidade procura parceiros alinhados com esses quesitos para ampliar a atuação em projetos que auxiliem na regularização dos produtores. Um exemplo desses projetos é um programa de reinserção e monitoramento de pecuaristas que desmataram ilegalmente e procuram se regularizar. O próprio produtor se compromete a cercar a área desmatada ilegalmente, a não colocar mais gado lá, e reporta tudo isso para nós por meio de um aplicativo.

A entidade afirma que repudia qualquer movimento em direção ao desmatamento zero, uma vez que a legislação prevê o desmatamento ilegal zero. Além disso, ressalta a necessidade de um programa de regularização mais rápido para trazer os pecuaristas da ilegalidade para a legalidade. Outro fator importante no quesito sustentabilidade é a oportunidade de o Brasil intensificar a captura de carbono para reduzir o balanço de emissões de gases do efeito estufa. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.