ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2021

Frango: vacinação melhora a perspectiva global

Segundo o Rabobank, a perspectiva para a indústria global de frango continua melhorando, com a aceleração da vacinação contra a Covid-19 em países desenvolvidos e um aumento mais gradual em mercados emergentes. Isso vai ajudar bastante na reabertura das economias, com as operações de food service melhorando o consumo fora de casa, e o aumento das viagens ajudando na recuperação de certos canais e locais. Isso é especialmente importante, já que um terço da oferta global de frango é consumido fora de casa. A demanda por frango vem crescendo mais rapidamente do que a oferta na maioria dos mercados. Essa tendência é reforçada pelos altos preços de ração, que estão restringindo o capital de giro e inibindo a produção.

Além disso, casos de Influenza Aviária no Hemisfério Norte estão mantendo a oferta reduzida, principalmente na Europa, Oriente Médio e África. Há melhores condições na maioria das regiões do mundo. Nos Estados Unidos, México e Rússia, por exemplo, a situação é de forte demanda e baixo crescimento (ou até declínio) da oferta. As condições na China, no Brasil e na Índia ainda são incertas. A perspectiva para a China também vai afetar o comércio global. A crescente oferta local de carne está afetando os preços significativamente, e isso terá efeito sobre o comércio global em termos de preços e volumes. Isso não é uma boa notícia para o Brasil, que exporta bastante para o país asiático e ainda enfrenta o impacto da Covid-19 e dos altos preços de ração.

O comércio global deve se beneficiar da melhora dos mercados locais e da demanda do setor de food service. Isso representa uma evolução bem-vinda, já que os volumes globais têm sido baixos durante a pandemia de Covid-19. Estados Unidos e Brasil conseguiram manter seus volumes de exportação, embora tenham tido de fazer concessões nos preços. Os volumes de comércio, principalmente com Japão e Europa, devem se recuperar gradualmente. Isso deve beneficiar o Brasil e, principalmente, a Tailândia. As importações chinesas devem diminuir neste ano, com aumento da oferta local resultante de maior produção e preços mais baixos. Isso vai afetar os Estados Unidos e o Brasil. Os preços globais de grãos devem permanecer elevados e voláteis. No entanto, devem ficar levemente abaixo dos níveis verificados no segundo trimestre. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.