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30/Jun/2021

Boi: frigoríficos focam ESG para atrair investidores

As boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) vem ganhando espaço nos grandes frigoríficos brasileiros. Ao fixarem metas e assumirem compromissos alinhados, entre outros, com a redução de emissões de carbono, mitigação de impactos e transparência, as companhias tornam-se mais competitivas nos mercados externos e interno e mais atrativas para os investidores. A partir da revisão de processos e produtos em busca de conformidade com os parâmetros ESG, surgem para os consumidores opções como a marca Viva, linha de carnes com atributos de sustentabilidade lançada pela Marfrig e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no segundo semestre do ano passado.

O produto tem a certificação carne carbono neutro (CCN), desenvolvida pela Embrapa, que atesta que o gado foi criado em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta, ILPF), que ajudam a neutralizar as emissões de gases de efeito-estufa. Desde 2009, a Marfrig tem controle de origem dos bovinos, assinou compromisso para ter cadeia livre de desmatamento e é pioneira no sistema de geomonitoramento diário para assegurar que o bovino não é proveniente de áreas desmatadas, indígenas e de unidades de conservação, nem de trabalho escravo e áreas embargadas pelo Ibama.

O rastreamento é realizado em área equivalente a 30 milhões de hectares. O frigorífico também investe no controle de emissões de carbono de suas próprias atividades e ainda daquelas relacionadas a seus produtores, estimulando a adoção, por parte deles, de sistema de produção integrado pecuária-lavoura. A empresa tem metas de redução de emissão de gases de efeito-estufa, de 43% em suas operações diretas e de 35% nas emissões de toda sua cadeia de suprimento, para o período de 2019 a 2035. Também investe em produção carbono neutro. É uma das maiores produtoras de carne orgânica da América do Sul e provavelmente do mundo. O mercado principal é o dos Estados Unidos.

O frigorífico Friboi, do grupo JBS, habilitado para exportar para mais de 140 países, também realiza monitoramento diário por satélite de seus fornecedores: são mais de 60 mil fazendas na Amazônia, em cerca de 45 milhões de hectares. Isso é reconhecido pelo mercado. Neste ano, o Friboi deu um passo adiante na produção sustentável com o lançamento da plataforma da pecuária transparente, que permite identificar todo o percurso do bovino, desde o início de sua vida até o frigorífico, monitorando o fornecedor do fornecedor. O mercado cobra isso, pois é algo inovador.

Apesar dos avanços, reduzir emissões de gases de efeito-estufa ainda é um desafio para a agropecuária, principal fonte emissora em 66% dos municípios brasileiros. Mesmo com a ampliação de práticas sustentáveis, os resultados ainda estão longe do ideal. Houve alta de 17% na produtividade entre 1997 e 2019, mas as emissões cresceram 41,3%, fruto do aumento do rebanho. Segundo o Imalfora (instituto especializado em economias de baixo carbono), há adoção de práticas de baixo de carbono, mas não são suficientes para acompanhar o crescimento da produção. Fonte: Valor Online. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.