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30/Jun/2021

Lançamento do 1º leite carbono neutro do Brasil

Na semana passada, foi lançado o primeiro leite “carbono neutro” produzido no Brasil (e um dos primeiros do mundo): trata-se do NoCarbon, leite produzido na Guaraci Agropastoril, localizada em Itirapina (SP). Além de garantir a neutralidade no balanço de carbono, assegurado pela ONG Iniciativa Verde através do selo Carbon Free, o NoCarbon atua em outros dois pilares: bem-estar animal, certificado pelo Instituto Certified Humane Brasil, uma das mais respeitadas ONGs que atuam no tema no mundo, e a produção orgânica, certificada pelo IBD. Provavelmente é o único hoje no mundo com esse tripé de atributos. Desde 2018, a fazenda vem passando por um processo de aprendizado e desenvolvimento do conceito que norteia o NoCarbon, culminando com o lançamento do leite nas versões integral, e desnatado, que pode ser adquirido inicialmente em alguns pontos na cidade de São Paulo e São Carlos (SP).

O domínio da técnica de produção orgânica foi o primeiro passo dessa migração em direção ao conceito. Na sequência, veio a busca pela certificação de bem-estar animal. Por fim, a empresa adequou sua produção para ser neutra na emissão de carbono. Segundo a empresa, é preciso repensar a maneira como se produz alimentos, incorporando a questão da mudança climática nas práticas. Mais do que um produto-fim, o NoCarbon é parte de um movimento, que não só dialoga com um consumidor cada vez mais atento e preocupado com o futuro da humanidade, como também contribui para o que o próprio setor incorpore esse tema na sua forma de ser e agir. A empresa acredita que tem um papel educativo, principalmente no pilar da neutralidade de carbono, que é o principal atributo que efetivamente dá nome ao leite.

A fazenda produz cerca de 4000 litros por dia e utiliza-se do que há de mais moderno em relação à ciência do carbono, algo que, hoje, está na pauta do setor lácteo mundial. Também, a empresa vem desenvolvendo trabalhos com agricultura regenerativa, outro tema que começa a ganhar as atenções da agricultura e pecuária mundiais. O objetivo é ser uma marca transparente, se comunicando de uma forma diferente com o consumidor, assumindo eventuais falhas que possam existir e assim, ganhar a confiança do mercado. A iniciativa é inédita no mercado brasileiro e está alinhada ao que o setor está buscando nos países que lideram a inovação em lácteos. Hoje, a pauta número 1 do setor é relacionada ao meio ambiente, do qual o balanço de carbono tem especial importância. Não só de uma oportunidade de mercado, mas do próprio acesso ao mercado, se for analisada algumas décadas à frente. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.