ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2021

Boi: MS avalia retirada da vacinação contra aftosa

Segundo a Federação da Agricultura e Pecuária Mato Grosso do Sul (Famasul), os Produtores rurais e profissionais da indústria pecuária estiveram reunidos no dia 17 de junho para discutir a situação da vigilância sanitária no Estado, sobretudo em relação à febre aftosa. O Estado precisa entrar na fase final do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), que consiste na retirada da vacinação contra a doença em rebanhos bovinos e bubalinos, entre outros animais de casco bipartido.

Mato Grosso do Sul, alcançando esse status de área livre de febre aftosa, sem vacinação, colocará sua produção no mesmo patamar de importantes players do mercado. Recentemente, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) conferiu o status de área livre de febre aftosa sem vacinação a vários Estados e regiões do Brasil, entre eles Paraná e Rio Grande do Sul.

Agora, Mato Grosso do Sul pretende trabalhar para conquistar a mesma situação. O Comitê Estadual do Plano Estratégico do Pnefa atribuiu aos produtores a responsabilidade de firmar o programa. A iniciativa depende exclusivamente da ação da classe produtora. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.