ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jun/2021

Lácteos: fundamentos neutros nos próximos meses

Segundo o Rabobank, os fundamentos no mercado global de lácteos devem continuar relativamente neutros nos próximos 12 meses, com a expectativa de aumento limitado da oferta e uma possível desaceleração das importações chinesas. Mas, ainda há muitos riscos e incertezas, o que está sustentando os preços de commodities em níveis elevados. Com a possibilidade de demanda chinesa reduzida no segundo semestre de 2021, o poder de compra de importadores alternativos será testado e provavelmente levará a ajustes de preço nos mercados de lácteos.

Embora as margens de produtores venham estimulando um crescimento da oferta, riscos climáticos e a alta dos grãos devem limitar o aumento da produção, mesmo com a melhora dos preços de lácteos. Os preços de ração devem continuar firmes em 2022 e pressionar as margens de produtores. Com isso, a oferta dos sete maiores exportadores de lácteos nos próximos 12 meses deve aumentar apenas 1% na comparação anual. O número está abaixo da previsão anterior e da taxa histórica de crescimento de longo prazo. Mesmo assim, em termos anualizados, o excedente exportável deve aumentar em 2021.

O cenário macroeconômico está melhorando, mas a recuperação deve perder fôlego ao longo de 2021, à medida que a forte demanda inicial pós-pandemia diminui e os estímulos governamentais são retirados. Novas altas de preços de lácteos não estão descartadas, mas o pico está próximo. Uma esperada desaceleração da demanda chinesa deve ser suficiente para desencadear uma correção de preços no complexo de lácteos que provavelmente ocorrerá nos últimos meses de 2021. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.