ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mai/2021

Boi: Argentina suspende exportações por 30 dias

O governo argentino afirmou que a suspensão de exportações de carne bovina por 30 dias é uma consequência do aumento sustentado dos preços internos do produto. Como consequência do aumento sustentado do preço da carne bovina no mercado interno, o governo nacional decidiu implantar um conjunto de medidas de emergência com objetivo de organizar o funcionamento do setor, restringir práticas especulativas, melhorar a rastreabilidade das exportações e evitar evasão fiscal no comércio exterior. O bloqueio das exportações foi comunicado no dia 17 de maio pelo presidente da Argentina, Alberto Fernández, em reunião com o Consórcio de Exportadores de Carnes Argentinas (ABC), que representam os frigoríficos argentinos exportadores. O Ministério do Desenvolvimento Produtivo afirmou que o presidente argentino expressou sua preocupação com a alta dos preços do alimento aos exportadores e que durante a reunião foram avaliadas medidas para controle das exportações.

Algumas dessas medidas já têm sido adotadas e outras serão implantadas nos próximos dias. Enquanto se avança com essas medidas, irá se proceder o fechamento das exportações de carne bovina por 30 dias. O ministério informou também que este período de suspensão poderá ser reduzido caso a adoção das medidas assinaladas gere resultados positivos. Ao mesmo tempo, mecanismos de exceção serão habilitados para operações em andamento. Após o presidente da Argentina, Alberto Fernández, suspender as exportações de carne bovina por 30 dias, a Comissão de Enlace das Entidades Agropecuárias da Argentina (CEEA) está pedindo ao setor que paralise a comercialização de todos os produtos bovinos nos próximos dias. A paralisação deve ocorrer a partir da meia-noite de quinta-feira (20/05), até a sexta-feira (28/05). Segundo a entidade, a medida é uma resposta ao bloqueio pelo governo argentino das exportações de carne bovina do país por 30 dias.

A entidade afirmou que rejeita a política adotada pelo governo, pois sem dúvida prejudicará toda a Argentina. Segundo uma entidade do setor, “medidas de força” poderão ser tomadas. A Confederação Rural Argentina (CRA), afirmou que todos os produtores e organizações de base estão convocando um protesto. A Confederação Intercooperativa Agrícola Limitada da Argentina (Coninagro) afirmou que os produtores ligados à entidade estão descontentes e preocupados com medidas isoladas e não consultadas do governo argentino, como a suspensão das exportações de carne bovina do país por 30 dias. A entidade expressa profundo desacordo com a medida anunciada pelo governo que prevê o bloqueio das exportações de carnes. O Ministério do Desenvolvimento Produtivo da Argentina informou que o governo vai adotar um conjunto de medidas de emergência com objetivo de organizar o funcionamento do setor. Fonte: La Nación e Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.