ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Abr/2021

Boi: PA lança sistema estadual de rastreabilidade

O Pará é o primeiro Estado do País a implementar um sistema público de rastreabilidade da cadeia de produção agropecuária. O lançamento oficial da plataforma SeloVerde ocorreu na segunda-feira (26/04). A ferramenta conta com dados cartográficos a partir dos quais será possível avaliar a conformidade ambiental das propriedades rurais e implementar a rastreabilidade dos fornecedores diretos e indiretos de gado e dos produtores de soja. Segundo o governo do Estado, o objetivo do sistema é dar visibilidade à carne e à soja produzidas dentro da lei e abrir oportunidade de regularização a produtores que têm passivos ambientais.

O SeloVerde deve auxiliar na regularização fundiária e ao oferecer um banco de dados geográficos integrado, com informações da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e da Agência de Defesa e Agropecuária do Pará (Adepará). A plataforma é uma resposta à crescente preocupação de investidores e compradores de commodities de serem associados ao desmatamento.

Apesar de somente 15% dos imóveis rurais na Amazônia apresentarem desmatamento após 2008, a maioria dos produtores têm dificuldade em comprovar. A SeloVerde, que se baseia em tecnologias de processamento paralelo, big data espacial e elementos de inteligência artificial, é fruto de uma cooperação entre o governo do Pará e o Centro de Inteligência Territorial (CIT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A plataforma foi criada para premiar o produtor que faz certo e permite ao que desmatou entender o tamanho do problema para se regularizar e voltar ao mercado. Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.