ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Abr/2021

Boi: oferta poderá aumentar nos próximos meses

A oferta de boi gordo pode aumentar no Brasil nos próximos dois meses, pois não há pasto para engorda, e os bois que foram para boitel (confinamento) nos meses anteriores estão ficando prontos. Em relação à demanda interna por carne bovina, pode haver uma recuperação lenta. A economia tem impacto no consumo de carnes, e não há perspectiva de aumento no índice de confiança do consumidor. Este ano, foi aprovado um auxílio emergencial de valor menor do que no ano passado, e isso pode trazer reflexo no consumo.

Outro fator preocupante é que o preço do fígado, uma das proteínas bovinas mais baratas, está em queda. Pode estar havendo migração de consumo para outras proteínas, como frango e ovos, pois essas duas proteínas estão com preços em baixa. Esses fatores, perspectiva de aumento na oferta e uma fraca demanda doméstica, podem limitar o avanço da arroba no curto prazo.

Para a demanda externa, a perspectiva é positiva, principalmente por causa do dólar alto ante o Real e do recente aumento nas compras da China. No médio prazo, a expectativa é que a arroba avance acima dos níveis atuais. O custo para aquisição no mercado físico deve continuar alto, assim como o milho, que é relevante principalmente durante a entressafra, quando há mais confinamento. Além disso, as fortes compras da China devem continuar dando suporte às cotações. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.