ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Mar/2021

Boi: exportações para a China dão fôlego ao setor

Segundo o Rabobank, a retomada das compras de carne bovina pela China, após as comemorações do Ano-Novo Lunar, deu um fôlego ao setor de proteína animal brasileiro. Além da demanda externa, a baixa liquidez no mercado interno tem feito os preços do boi exportado atingirem diferenças de até R$ 20,00 por arroba com relação ao indicador do Cepea.

No mercado doméstico, a confirmação do novo auxílio emergencial e a redução do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) para as empresas do Simples Nacional em São Paulo podem ajudar na reação do consumo. A oferta restrita de bovinos, contudo, segue forçando os frigoríficos a oferecerem preços mais altos para aquisição de matéria-prima.

Resultado disso é um movimento de valorização atípico no preço do boi gordo, que já ultrapassou o recorde alcançado no último mês de novembro. Mas, o cenário pode sofrer uma alteração nas próximas semanas, uma vez que as chuvas devem dar espaço para um clima mais seco. Pecuaristas, portanto, devem retirar os animais das pastagens e ofertá-los no mercado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.