ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Mar/2021

Boi: Minerva investe na produção “zero carbono”

O frigorífico Minerva informou que promoveu uma joint venture com a Amyris, empresa de biotecnologia norte-americana, listada na Nasdaq. O objetivo é desenvolver produtos no segmento de proteínas recombinadas, via processo de fermentação e isentas de proteína animal. As novas moléculas incluirão conservantes naturais da fermentação, que vão permitir que a carne seja transportada e vendida com uma vida útil mais longa com níveis reduzidos de emissão de CO².

O aporte inicial da Minerva na nova empresa, da qual ela vai deter 60%, é de US$ 5 milhões. A empresa brasileira vai disponibilizar à joint venture seus canais de distribuição e acesso ao mercado, além de desenvolver a estratégia de marketing para lançamento dos produtos. A expectativa é que a primeira iniciativa dessa parceria esteja pronta para ser comercializada em até 18 meses, enquanto outros quatro produtos ainda estão em fase inicial de pesquisa e desenvolvimento.

Os produtos contêm conservantes de fermentação natural, que permitem mudanças significativas no processo de armazenamento e transporte de carne bovina. O processo de desenvolvimento de moléculas via fermentação é uma das alternativas mais avançadas e eficientes na busca por um modelo de produção de alimentos com menor impacto na cadeia de carbono, contribuindo assim para a sustentabilidade do planeta.

De acordo com a Minerva, os ingredientes da Amyris estão presentes em mais de 3 mil produtos das principais marcas do mundo, alcançando cerca de 200 milhões de consumidores em nível global. Esta é a terceira iniciativa de "corporate venture capital" da Minerva, após os aportes iniciais na Clara Foods e na Shopper. Em julho, a Minerva anunciou sua estratégia de inovação, a fim de avançar na cadeia de valor da indústria de alimentos, apoiada em três pilares: análise avançada de dados, plataforma de e-commerce/marketplace, e venture capital. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.