ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Mar/2021

Boi: 1º semestre de margens apertadas nos abates

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) prevê um primeiro semestre difícil para o setor de proteína animal. Isso porque as indústrias têm operado com margens apertadas diante do aumento nos preços da arroba do boi gordo e da manutenção dos preços da carne no atacado. É um momento de atenção redobrada, pois as vendas no mercado interno estão estagnadas e as exportações iniciaram 2021 em ritmo mais lento.

A valorização do boi gordo está calcada na redução da oferta, com uma queda de 18% no volume de bovinos abatidos no Estado em janeiro e fevereiro deste ano ante os mesmos meses do ano passado. E o principal motivo é o movimento de retenção de fêmeas para recomposição do rebanho, dados os preços remuneradores do gado de reposição. Contudo, o retorno do auxílio emergencial pode dar um fôlego ao mercado doméstico e funcionar como um fator de sustentação dos preços da carne.

Além disso, as exportações tendem a se recuperar nos próximos meses, amenizando a situação dos frigoríficos. Nos primeiros dois meses do ano, foram comercializadas 51,4 mil toneladas de carne bovina do Estado para o mercado externo, 7% a menos do que o obtido no mesmo período de 2020. A receita com as exportações, por sua vez, recuou 6% no primeiro bimestre do ano. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.