ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mar/2021

Suíno: nova variante da PSA se alastra pela China

A propagação de uma nova variante da peste suína africana (PSA) na China pode afetar a demanda chinesa por grãos. A mutação do vírus apareceu inicialmente na região norte do país, mas agora já está na região sul e pode ter levado à morte de 8 milhões de suínos. O número de matrizes caiu em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo na China. As importações de carne suína pelo gigante asiático se intensificaram a partir de 2018, quando a doença dizimou o rebanho local.

Depois disso, entretanto, o país iniciou um processo de recuperação do plantel, aumentando as compras de soja e de milho. Isso contribuiu para uma redução expressiva nos estoques de grãos dos Estados Unidos e para um impulsionamento dos preços na Bolsa de Chicago. Já se falava em uma normalização da situação, mas alguns participantes do mercado não acreditavam nessa recuperação, dada a manutenção dos preços de suínos e da carne suína em altos patamares na China.

De fato, os estoques chineses de suínos aumentaram em mais de 30% em 2020 ante 2019, mas a produção de carne suína caiu mais 3%, conforme dados do National Bureau of Statistics divulgados em janeiro. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apresentará na próxima semana novas projeções para os níveis de estoque de grãos no fim da temporada 2020/2021. O mercado deve observar eventuais revisões nos estoques norte-americanos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.