ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Mar/2021

Suíno: 1ª granja do Brasil que utiliza ração líquida

Mato Grosso do Sul tem evoluído na suinocultura com diversos projetos em ampliação. Agora, o Estado conta com a primeira granja do Brasil, em que os suínos receberão ração líquida. Segundo a Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Suínos (Asumas), trata-se de uma inovação que deve expandir em breve. A granja Nossa Senhora Aparecida, em Dourados, é a primeira do País a alimentar os mais de 10 mil suínos alojados com ração líquida em um ambiente que reúne alta tecnologias e inovação e promete economia no processo de nutrição animal. Esta é a primeira granja do Brasil a ter ração líquida, pressão negativa, cocho em inox e piso vazado. É um típico exemplo de suinocultura de precisão.

Além disso, a granja atende ao bem-estar animal e visa reduzir o consumo de ração na produção de carne suína, reduz mortalidade dos suínos, é climatizada e totalmente informatizada. Entre as vantagens da alimentação líquida está a economia na ração. A estimativa é de redução de 200 gramas de ração por Kg de carne produzido. A expectativa é economizar 200 mil Kg de ração na produção de 10 mil suínos. A granja é integrada com a Seara e prevê entregar mais de 30 mil suínos por ano para a abate. O frigorífico conta atualmente com 155 produtores integrados e abate 5 mil suínos por dia. A ração é fornecida pela Seara e na granja passa pelo processo para ser líquida. A Seara tem atuado para aplicar inovação e tecnologia aos integrados.

Em termos de tecnologia disponível no mundo, essa granja agrega todas, desde a parte de ambiência, bem-estar animal, tecnologia em nutrição, facilidade de manejo. A Asumas afirmou que apoia este projeto que está alinhado com o que é melhor para o setor atualmente e incentiva para que outros possam ser instalados no Estado. A viabilização do projeto contou com suporte do governo do estado de Mato Grosso do Sul em incentivos fiscais, acesso ao crédito, programa de incentivo à atividade e entrega para Mato Grosso do Sul qualidade, tecnologia e agregação de valor à produção, além de gerar emprego e renda. Fonte: A Crítica. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.