ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Fev/2021

Lácteos: preços de derivados em queda no atacado

Segundo o Itaú BBA, o preço de derivados de leite tem caído no mercado atacadista no País. Um dos motivos é o período do ano, cujo consumo é mais fraco, e outro é o fim do auxílio emergencial, que dificulta a sustentação das cotações. Neste contexto, um dos desafios este ano da cadeia leiteira será a sustentação dos preços no atacado, em meio ao cenário de incerteza do sucesso das vacinações (contra Covid-19) e consequentemente a retomada econômica, tendo em vista as altas taxas de desemprego e a ausência do auxílio emergencial.

É de se esperar, por isso, uma eventual fraqueza das vendas ao consumidor final, que pode ser transferida ao produtor de leite. Entretanto, é improvável que essa transmissão de preços baixistas ao produtor ocorra na mesma proporção da queda das cotações no atacado. A expectativa é de um crescimento limitado da produção de leite este ano. Caso isso ocorra, a disputa por leite deve dificultar a ampliação das margens da indústria.

Sob a ótica do produtor de leite, além da possível manutenção dos custos de ração bastante elevados, o desafio, que pode afetar toda a cadeia em médio prazo, é não reduzir o rebanho, pois a atratividade da arroba da vaca para abate está alta, em comparação com o preço do leite. A coordenação dos objetivos na cadeia leiteira, que é bastante pulverizada, é sempre difícil, mas as lições do passado com os altos e baixos, em geral ruim para todos, são sempre um bom guia. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.