ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Fev/2021

Frango: previsão de avanço na demanda doméstica

Segundo o Itaú BBA, o setor avícola pode ver um fortalecimento da demanda doméstica nos próximos meses dada a competitividade da proteína frente às carnes bovina e suína. Chama atenção o cenário de crise econômica no País, especialmente com a retirada do auxílio emergencial, o que tende a fazer com que a carne de frango seja opção de consumo mais acessível. O que pode reverter a conjuntura é um possível descompasso entre oferta e demanda, com o ritmo de produção acelerado visto nos últimos meses.

Por enquanto, não há indicações de contenção dos alojamentos de pintinhos. Outro ponto de atenção é o custo para produzir a carne, que permanece alto com milho e farelo de soja valorizados. Os gastos com alimentação animal, portanto, devem seguir apertando as margens dos avicultores. O cenário pode até se agravar caso a ave siga tendência sazonal de baixa, como ocorreu em 2018 e 2020, e que durou até maio.

Quanto à demanda, entretanto, as expectativas continuam positivas também para o mercado externo. O preço de exportação continua subindo, importante para não afetar o resultado das vendas externas. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu, em seu relatório mensal de janeiro, crescimento de 0,7% na oferta de carne de frango norte-americana em 2021, porém sem aumento de exportações. Isso significaria que o espaço do produto brasileiro no exterior não deve ser comprimido pelo concorrente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.