ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dez/2020

Frango: gripe aviária segue avançando no Japão

O pior surto de gripe aviária registrado no Japão se espalhou para novas granjas nesta semana e já foi detectado em cerca de um quarto das 47 prefeituras do país, com autoridades ordenando mais abates. Cerca de 32 mil aves serão abatidas e enterradas na cidade de Sukumo, na prefeitura de Kochi, no sudoeste do Japão, depois que a gripe aviária foi descoberta em uma granja produtora de ovos. Mais aves infectadas foram encontradas em outras duas granjas na prefeitura de Kagawa, onde a epidemia de aves surgiu no mês passado, com quase 30 mil aves sendo abatidas.

O surto atingiu 12 prefeituras em todo o Japão e um recorde de 3 milhões de aves foram abatidas até o momento. Embora o ministério afirme ser impossível as pessoas contraírem a gripe aviária ao consumir ovos ou carne de galinhas infectadas, as autoridades de saúde em todo o mundo estão preocupadas com a possibilidade de a cepa do vírus dar um “salto de espécie” para os humanos, causando uma pandemia como a da Covid-19. O surto no Japão e na Coreia do Sul é uma das duas epidemias de gripe aviária altamente patogênicas que atingem as aves de criatório em todo o mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Tanto a cepa que circula na Ásia quanto a que está se espalhando rapidamente na Europa se originou em pássaros selvagens. O Japão tem um rebanho de postura de cerca de 185 milhões de galinhas e uma população de frangos de 138 milhões. As granjas avícolas japonesas receberam ordens anteriores para desinfetar as instalações e verificar os regimes de higiene, bem como para garantir que as telas para impedir a entrada de aves selvagens estejam instaladas corretamente. Fonte: Reuters. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.