ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Dez/2020

Leite: seca na Região Sul afeta mercado no Brasil

A seca na Região Sul do Brasil vem assolando os produtores de leite. Como a região detém boa parte da produção no Brasil, espera-se um impacto no mercado lácteo. O sistema de produção na Região Sul é baseado, majoritariamente, em pastagens, uma vez que as quatro estações são bem definidas e há ocorrência de chuvas o ano todo, possibilitando o uso do sistema. São utilizadas pastagens de inverno nos meses mais secos e frios e, nos chuvosos e quentes, pastos de verão, além do uso de silagem de milho e suplementação concentrada ao longo do ano. O verão do ano passado (2019/2020) já foi considerado seco na região, prejudicando os pastos e a produção de silagem, reduzindo seu estoque. O inverno seguinte foi considerado quente, acometendo as pastagens de inverno.

Assim, ao longo do ano, o produtor já vinha recebendo alta demanda por leite e tinha baixa oferta de forragem disponível, utilizando a pouca reserva que tinha de volumoso até outubro. Agora, observa-se uma seca intensa na região, impedindo o plantio de pastagens de verão e prejudicando o milho plantado no campo destinado a silagem. Com a baixíssima oferta de volumoso aliada a altos preços de concentrado, a tendência é de queda de produção, já que sem alimento em quantidade e qualidade, a vaca não produz leite. A provável queda de produtividade da silagem e a incerteza de boas condições climáticas podem prolongar os efeitos à médio e longo prazo, estendendo para 2021. Com a queda de produção na Região Sul, a oferta brasileira de leite fica desbalanceada e a demanda aumenta, acarretando elevação dos preços médios.

Esse impacto atinge também os derivados, e já é possível observar uma tendência de aumento para leite UHT e muçarela, que, até então, vinham apresentando queda. Isto pode se expandir para outros produtos lácteos. O leite spot, comercializado entre indústrias, já teve aumento considerável na última quinzena e deve continuar aumentando. Efeitos no preço de leite pago ao produtor e aumento de preços no varejo também são esperados. Assim, com as incertezas na produção na Região Sul e a dinâmica de mercado aquecida no resto do País, a seca se faz de grande importância, afetando diretamente indústria, varejo e produtores de leite. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.