ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Dez/2020

Carnes: BRF em busca de eficiência operacional

A BRF pretende, em 2021, reduzir em 3% o consumo de água e energia elétrica, diminuir em 35% as perdas operacionais, ter 34% menos ociosidade fabril, além de melhorar em 3% a produtividade das operações e em 0,26% o rendimento das operações. A adoção de novas tecnologias deve continuar sendo o mote do aprimoramento de eficiência operacional da BRF nos próximos anos, com a iniciativa conhecida como Fábrica Digital, que garante agilidade nos controles e processos, e a chamada Fábrica Inteligente, que traz uma série de insights com base em dados originados em métricas e sistemas analíticos. Além disso, as granjas integradas à companhia (cerca de 10 mil) terão cada vez mais acesso a big data e novos sensores para coleta de dados. A digitalização fortalece a relação com os parceiros.

A transformação digital também está presente no segmento logístico da companhia, com plataformas digitais que fazem a gestão das entregas de grãos em todas as unidades da BRF. Assim, é possível ter rastreabilidade de todas as compras diretas e já foi possível reduzir em 50% o tempo de carga e descarga, buscando eficiência logística e tributária. A movimentação mensal supera 350 mil toneladas de produtos, além de insumos e animais. Também foi mencionada a atuação na chamada logística 4.0, que utiliza data science em portais digitais que facilitam a conexão de todos os segmentos da empresa. Um exemplo citado foi o portal B2B criado para digitalizar todo o ciclo de negociação com clientes internacionais, que aumentou a segurança das informações, reduziu o tempo de atendimento e ainda permite que os clientes acompanhem todos os seus pedidos digitalmente. Ainda no aspecto de aumento de eficiência, pode-se citar a pretensão da empresa de ampliar a capacidade de esmagamento de soja, para atender a cerca de 50% do consumo interno de óleo de soja.

A companhia pretende, até 2025, rastrear 100% dos grãos utilizados como insumos provenientes da Amazônia e do Cerrado. Também foi reafirmado o compromisso da empresa com as metas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Outra meta da é de que 100% da criação de suínos da companhia conte com um sistema de baias de gestação coletiva. Além disso, até 2025, a empresa pretende que 50% de toda a energia consumida venha de geração própria a partir de fontes limpas. Atualmente, 93% da energia utilizada já é renovável. No mesmo prazo, a expectativa é de que todas as embalagens utilizadas pela BRF sejam recicláveis ou biodegradáveis. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.