ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Dez/2020

Boi: custo do confinamento tem forte alta em 2020

Na 42ª edição do Informativo do Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC), os custos da diária-boi (CDB) no mês de novembro aumentaram para os confinamentos representativos do Estado São Paulo grande (CSPg), médio (CSPm) e de Goiás (CGO). Os preços dos principais insumos alimentares utilizados nas rações dos bovinos em confinamento seguem apresentando aumento, por mais um mês consecutivo. Os itens de alimentação como milho e sorgo apresentaram acréscimos de 9% e 18%, respectivamente, em São Paulo, enquanto em Goiás esses aumentos foram de 11% e 5%, na mesma ordem. Como consequência, os custos de alimentação nas propriedades representativas de CSPm, CSPg e CGO aumentaram em 12,5%, 11% e 15%, respectivamente.

Ao fazer uma análise, pode-se observar, pelo quinto mês consecutivo, aumento do ICBC. Nos últimos doze meses, o aumento foi de 40%, 39,5% e 41%, respectivamente, para as propriedades representativas de CSPm, CSPg e CGO. O preço pago pelos bovinos de reposição (boi magro de 360 quilos), nos últimos doze meses, aumentou 57% em São Paulo e 36% em Goiás. Isso implica diretamente em maior demanda de capital para aquisição e, portanto, maiores custos de oportunidade e custo total de produção. O Custo Total (CT) obtido no mês de novembro, quando comparado com o mês anterior, apresentou aumento de 11% nos confinamentos de CSPm, CSPg; e de 13% no confinamento CGO.

Apesar do esforço necessário por parte dos gestores, realizar o cálculo e gerenciamento dos custos auxilia na tomada de decisões dentro da propriedade, visando a obtenção de maiores margens de lucro. O método de alocação dos custos contempla quatro categorias: i) custos variáveis (aquisição de animais e despesas relacionadas); ii) custos semifixos (energia elétrica, telefonia e combustíveis); iii) custos fixos (mão de obra, depreciações e manutenções); e iv) renda dos fatores (juros sobre o capital de giro e sobre o capital próprio). Desta forma, todos os itens de custos foram inclusos conforme a Teoria Econômica. A análise de todos os custos se faz necessário para evitar a descapitalização do produtor na atividade. Entretanto, é comum analisar os resultados por meio de outros indicadores. Fonte: Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal da FMVZ/USP. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.