ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Nov/2020

Boi: mercado interno pode não suportar mais altas

O mercado interno pode não conseguir suportar os preços mais altos das carnes e as exportações é que vão segurar o mercado de boi nos níveis atuais. Com o fim do auxílio emergencial do governo federal aumenta a incerteza a respeito do consumo doméstico de carne bovina. As pessoas comem mais carne nos restaurantes do que dentro de casa, então a retração no consumo por causa da paralisação do food service acabou sendo compensada pela menor produção da China.

Nesse sentido, a combinação entre a valorização do dólar ante o Real, a demanda externa aquecida e os ajustes positivos nos preços de grãos devem fornecer um suporte às cotações da arroba do boi brasileiro. A queda nos preços da carne bovina em dólares nos últimos meses como um indicador de demanda levemente mais frágil, mas a reconstrução das economias globais deve reverter esse quadro. O consumo deve crescer nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo.

Ainda no âmbito internacional, a Argentina vem passando por um momento de desequilíbrio macroeconômico que tem levado os produtores a retardarem as vendas de milho e de soja. O produtor não está vendendo e reduziu o esmagamento de soja e, como representa metade do comércio mundial de farelo de soja, o preço do farelo avançou com força no mundo. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.