ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2020

Boi: perspectivas positivas para o Brasil em 2021

Segundo o Rabobank, no estudo “Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 2021”, o ano de 2021 deve ser positivo para o setor de carne bovina no Brasil, com avanços na produção, no consumo doméstico e nas exportações. O País deve ter um incremento de 2,5% na produção, para 10,4 milhões de toneladas. Porém, a escassez de bovinos deve se manter. O avanço não será suficiente para reverter o ciclo pecuário, mas vai dar um conforto um pouco maior do que este ano com relação à oferta de bovinos.

O consumo doméstico no próximo ano deve avançar em 1,5%. No entanto, pode haver um choque de demanda nos primeiros meses de 2021. A China costuma recompor estoques até dezembro e depois sair do mercado. Além disso, o consumo doméstico costuma ser menor em janeiro e fevereiro. Com isso, os preços do boi podem cair no início do ano. Os preços estão perto do limite.

As exportações devem aumentar 5,5%, para 2,6 milhões de toneladas, muito guiadas pela China, que hoje representa mais de 40% dos embarques brasileiros do produto. É preciso observar a possível valorização do Real ante o dólar em 2021, que pode dificultar exportações; a possibilidade de segunda onda de Covid-19, que reduziria o consumo; e a recuperação econômica do Brasil e de países importadores; além da possibilidade de aprovação de reformas no Congresso. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.