ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2020

Frango: custo de produção deve se manter elevado

Segundo o Rabobank, no estudo “Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro 2021”, o alto custo de produção deve continuar afetando as margens do setor de carne de frango em 2021. A ração deve continuar se valorizando pela maior demanda e menor disponibilidade interna de milho. Mesmo assim, a expectativa é de aumento de 1% na produção de carne de frango do Brasil no ano que vem, para 13,8 milhões de toneladas.

O consumo doméstico deve avançar 0,8%, e as exportações, 1%, para 4,2 milhões de toneladas. O aumento das exportações deve ser menor do que o de carnes bovina e suína, porém, será compensado pelo avanço do consumo doméstico. A demanda interna deve ser forte porque o preço do frango ficou mais atraente com a valorização das carnes bovina e suína. O crescimento menor nos embarques ao exterior está relacionado ao aumento na produção de frango da China, que deve ser de 12% em 2021.

Com isso, o gigante asiático tem menos necessidade de importar. Outro grande importador, a Arábia Saudita, tem comprado menos no exterior e planeja autossuficiência nos próximos anos, mas no ano que vem a demanda do país deve aumentar. É preciso ficar atento ao risco de nova onda de Covid-19 e à possibilidade de fechamento do food service novamente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.