ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2020

Lácteos: consumidor quer embalagens sustentáveis

Com a quantidade de vendas de produtos alternativos à base de plantas em crescimento, os consumidores estão começando a dar mais atenção às mensagens de sustentabilidade normalmente localizadas nessas embalagens de produtos, e isso pode estar prejudicando a imagem dos laticínios. Uma pesquisa recente publicada no jornal científico Journal of Dairy Science mostrou o quanto os consumidores de hoje prestam atenção ao marketing de seus produtos. O objetivo do estudo foi caracterizar a percepção do consumidor sobre a sustentabilidade do leite e dos ingredientes lácteos desidratados e suas respectivas alternativas à base de plantas, de acordo com os cientistas da North Carolina State University.

Os participantes da pesquisa eram consumidores que não só compravam laticínios, mas também aqueles que compravam laticínios e produtos vegetais. Mais da metade dos consumidores de laticínios relataram que procuraram informações relacionadas à sustentabilidade em suas embalagens. Além disso, 77% acreditam que a sustentabilidade deve ser promovida para o bem maior em relação ao seu benefício pessoal. Para os consumidores que compraram laticínios alternativos de base vegetal e laticínios reais, houve uma importância auto-relatada maior na sustentabilidade do que aqueles que compraram apenas laticínios. Durante a pesquisa, os entrevistados foram convidados a identificar cinco características principais de produtos sustentáveis.

As características que os entrevistados listaram foram: baixa pegada de carbono; emissões mínimas de gases de efeito estufa; poucos ou nenhum conservante; ingredientes simples; felicidade e bem-estar animal. Em termos de informação, os entrevistados observaram que os rótulos dos produtos eram a fonte mais popular de suas informações de sustentabilidade, embora alguns admitissem que buscaram informações em sites afiliados e não afiliados a empresas de laticínios. As empresas de laticínios podem ser capazes de se diferenciar dos produtos à base de plantas, ajudando os consumidores a tomar suas decisões de compra, simplificando as mensagens relacionadas à sustentabilidade e mantendo uma comunicação aberta e transparente. Fonte: Dairy Herd Management. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.