ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Nov/2020

Frango: custos de produção do setor estão elevados

Segundo o Itaú BBA, para compensar o aumento expressivo no custo de produção da carne de frango causado pela valorização dos grãos, o setor deve reduzir a produção ou aumentar as exportações. Apesar da recuperação dos preços da ave, a alta foi insuficiente para fazer frente ao custo de produção. Os alojamentos têm sido maiores do que no ano anterior. E, ao contrário do que acontece com suínos e boi, isso não encontra suporte nas vendas para a China.

As exportações gerais de carne de frango não têm tido bom desempenho porque, apesar das vendas para a China, outros mercados reduziram as compras e os preços em dólar caíram. Os países que passaram a comprar menos são principalmente os produtores de petróleo, que sofreram com a queda de preço da commodity no pico da pandemia da Covid-19.

No mercado doméstico, os preços altos da carne deixaram-na defasada ante o produto suíno e o bovino e ante o custo elevado de produção. Mesmo com preços elevados, que são normais este ano, ainda há defasagem em relação ao custo. E isso pode sofrer efeito ainda maior com a redução do auxílio emergencial, que dificulta a manutenção desses preços. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.