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24/Nov/2020

Boi: China deve elevar compras de carne dos EUA

A China está comprando mais carne bovina dos Estados Unidos este ano. A estimativa é de que a China se tornará o maior comprador de carne bovina norte-americana nos próximos 60 meses e, nos próximos anos, será o maior cliente de exportação dos Estados Unidos. A China nunca poderá produzir carne bovina com bois alimentados com grãos como nos Estados Unidos. Não é o caso das carnes de frango e suína. A China produz alguma carne bovina doméstica, mas não da mesma qualidade da carne bovina dos Estados Unidos. Portanto, a China depende das importações para atender à demanda sempre crescente por proteína bovina premium. Existem outras razões pelas quais a China se tornará o maior cliente da carne bovina dos Estados Unidos nos próximos 60 meses: a recuperação econômica da China é mais rápida do que o esperado e robusta. Sua economia está indo muito bem agora. A crescente classe média da China continuará a demandar e consumir mais carne bovina.

A Austrália, que fornece muita carne para a China, está lutando contra a seca e problemas de produção. O número de abates de gado caiu 30% no acumulado do ano nas últimas semanas. A China continuará a impulsionar o crescimento do comércio mundial de carne. Este ano, a China responde por 36% de todo o comércio mundial de carne e a quantidade é 26% maior que no ano passado. O marketing em feiras de alimentos na China agora é completamente normal. A maior feira gastronômica do mundo, SIAL China aconteceu em setembro, com uma estimativa de 2.200 exposições e 60.000 participantes. Até agora, nem todos os nossos principais frigoríficos estão vendendo para a China. De acordo com um relatório da Federação de Exportação de Carne dos Estados Unidos (USMEF), desde sua implementação em março, o Acordo Econômico e Comercial de “Fase 1” entre os Estados Unidos e a China gerou um crescimento na demanda chinesa por carne bovina norte-americana.

As exportações de julho foram recordes com 2.350 toneladas, um aumento de 160% em relação ao ano anterior, avaliadas em US$ 14,9 milhões (alta de 92%). Até julho, as exportações ficaram 95% acima do ritmo do ano passado em volume (9.262 toneladas) e 82% acima em valor (US $ 68,9 milhões). Em 2019, os maiores compradores de carne bovina dos Estados Unidos no mundo, classificados pela quantidade comprada, segundo o USDA, foram Japão, Coreia do Sul, Canadá, México, Hong Kong, Taiwan e China. A China continental ficou em sétimo lugar. Em 2022, a China deve ultrapassar o Japão como o destino número 1 para a carne bovina dos Estados Unidos. Esta oportunidade também apresentará alguns desafios. Os compradores chineses estão procurando determinados cortes processados de maneiras específicas que atendam às necessidades do mercado chinês único. Por exemplo, a China não consome muita carne moída como nos Estados Unidos. Além disso, as cozinhas domésticas chinesas são bastante diferentes.

Eles não têm grandes fornos abaixo do balcão ou churrasqueiras no deck externo. Os consumidores chineses não comprarão assados ou bifes para cozinhar em casa. Como seus hábitos de consumo de carne bovina são bastante diferentes, os compradores chineses estão relutantes em pagar os altos preços pelas carnes médias, mas estão procurando cortes finais mais baratos. Na China continental, toda carne bovina importada deve ter rótulos em cada embalagem em chinês e inglês. A carne é vendida à peça, congelada, até mesmo para operadores de food service e atacadistas. A qualidade da carne também é diferenciada pela planta de origem do USDA, e os compradores experientes procuram por números de plantas do USDA que conhecem e dos quais dependem para uma carne consistente de alta qualidade. É raro para um consumidor chinês desfrutar de um bife em um restaurante estilo churrascaria, embora essas ofertas estejam aumentando para a classe média alta e classes altas. Fonte: BEEF Magazine. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.