ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2020

Frango: casos de gripe aviária crescem na Europa

A gripe aviária foi detectada em outra granja na Alemanha e um programa de abate de até 70 mil aves está sendo preparado. A gripe aviária do tipo H5N8 foi confirmada em uma fazenda perto de Rostock, no estado de Mecklenburg-Vorpommern. Uma série de surtos de gripe aviária foram relatados na Europa nas últimas semanas, com aves selvagens suspeitas de espalharem a doença. O risco da doença para os humanos é considerado baixo, mas surtos anteriores entre aves de criação precisaram de extensos programas de abate para contê-los. Autoridades da França identificaram um surto de gripe aviária na região de Haute-Corse, informou ontem o Ministério da Agricultura do país. O vírus identificado foi o H5N8, considerado altamente patogênico pelos órgãos de saúde e semelhante ao que circula atualmente na Holanda.

O caso ocorreu em um centro de jardinagem próximo de Bastia, o que implicou o abate sanitário de todas as aves, embora o número total não tenha sido divulgado. O Ministério da Agricultura da França decidiu colocar todo o território metropolitano nacional em alerta de nível alto para a gripe aviária. Assim, a partir desta terça-feira (17/11), todos os departamentos da França e da Córsega precisam confinar ou aumentar a proteção de granjas avícolas por algum tipo de rede, para evitar a saída de animais. Medidas específicas para monitorar e limitar os movimentos em torno do surto de Haute-Córsega foram postas em prática imediatamente para evitar qualquer propagação. Também são tomadas medidas com fornecedores e compradores vinculados à casa da Córsega. Na segunda-feira (16/11), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) notificou três novos focos de gripe aviária em fazendas da Alemanha, que levaram ao abate sanitário de 71.932 aves.

Os casos foram informados à nos dias 13, 15 e 16 de novembro, mas a fonte ou origem da infecção ainda é desconhecida. O vírus identificado, assim como na França, foi o H5N8. A Dinamarca ordenou o abate de 25 mil frangos após descobrir a gripe aviária H5N8 em uma fazenda e interrompendo as exportações de aves e ovos para países fora da União Europeia por pelo menos três meses. O abate ocorre depois que casos de gripe aviária foram encontrados em aves selvagens no oeste do país nos últimos dias, enquanto uma série de surtos foram registrados em toda a Europa nas últimas semanas. A Administração Veterinária e Alimentar da Dinamarca informou que nenhum caso de contágio humano foi registrado em toda a Europa e que a descoberta foi relatada às autoridades da União Europeia. Fonte: Reuters e Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.