ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Nov/2020

Frango: consumo interno próximo da saturação

Apesar da competitividade da carne de frango no mercado interno frente às concorrentes bovina e suína, cujos preços dispararam, 2020 não deve ter um aumento considerável no consumo per capita. O consumo da proteína avícola no Brasil está se aproximando de um nível de saturação. Desde 2015 que o consumo está mais ou menos nos mesmos patamares, rondando os 45 quilos per capita por ano no País. Esse mesmo fenômeno tem sido visto também nos Estados Unidos.

Pode até haver possibilidade de aumentar um pouco o consumo no Brasil, já que as Regiões Norte e Nordeste consomem menos que a Região Sudeste, por exemplo. Em 2019, o consumo anual por habitante no Brasil era de 15,25 quilos de carne suína por habitante, 30,92 quilos de carne bovina por habitante e de 44,30 quilos de proteína avícola por habitante.

A carne de frango sempre foi a mais consumida pelo brasileiro pela questão do preço, diversidade de cortes, e este ano, mesmo com a crise econômica por causa da pandemia, o auxílio emergencial ajudou a manter o consumo interno. A expectativa de avanço na produção de carne de frango em 2020 é de 3%, com aumento das exportações previsto em 2% e crescimento populacional de 0,98%. Sendo assim, não há muito espaço para aumentar em consumo per capita no Brasil. Fonte: O Nortão. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.