ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2020

Lácteos: setor pede intervenção nas importações

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) pediu ao governo federal que implemente uma intervenção temporária nas importações de lácteos. A ação classificada como urgente seria justificada em razão de significativas importações de produtos da categoria realizadas nos últimos meses. Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que o volume importado no segundo trimestre de 2020 foi 62,8% maior que no mesmo período do ano anterior. Em setembro, a importação foi 80% superior a 2019 e outubro deve bater o recorde de leite importado desde 2007.

A Abraleite argumenta que o momento é extremamente delicado para o setor nacional de leite e derivados, com aumento de custos dos principais insumos, especialmente os alimentos concentrados. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) aponta para o maior valor nominal da saca de 60 Kg de milho desde 2004 e, para o farelo de soja, os preços da primeira quinzena de outubro superam em expressivos 84,6% o valor do mesmo mês em 2019. A valorização do leite nos últimos meses teria sido fundamental para equilibrar a relação de troca com esses insumos.

Porém, a queda recente do preço pago ao produtor inviabiliza a produção de leite e causa impactos financeiros irreversíveis aos produtores rurais. Está sendo criada a “tempestade perfeita” para o desmonte na cadeia pecuária de leite. Os motivos que levariam a isso seriam a oferta artificial excessiva de leite importado, a queda de renda do consumidor com a redução do auxílio governamental, o aumento de impostos e a alta do valor dos insumos. Fonte: Canal Rural e Abraleite. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.