ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Out/2020

Lácteos: perspectivas do mercado global em 2020

Segundo a Maxum Foods, os mercados globais de lácteos estiveram relativamente estáveis durante o trimestre de setembro, com exceção dos preços dos queijos nos Estados Unidos. As vendas sustentadas no varejo, os canais de foodservice, a proteção da ajuda governamental e o lento crescimento da oferta de leite se combinaram para manter os preços estáveis e firmes em muitos casos. Isso foi ajudado pelos fortes volumes de comércio, já que os compradores aproveitaram a queda nos preços no segundo trimestre de 2020. Embora pareça haver negação nos mercados de lácteos sobre a gravidade do impacto econômico da Covid-19, a experiência até o momento mostra a resiliência da demanda por produtos lácteos. Isso será testado nos próximos meses, com grandes infecções de segunda onda reprisando as restrições de movimento em muitas das principais economias. A oferta de leite continuará crescendo no segundo semestre de 2020, embora mais lentamente do que no primeiro semestre.

O mercado de cheddar dos Estados Unidos enfraquecerá à medida que o queijo em bloco aumenta com o crescimento da oferta de leite e capacidade adicional. Os mercados de manteiga estão expostos em todas as regiões à demanda mais fraca por foodservice, o que nos Estados Unidos e na União Europeia forçará maiores volumes de creme de leite para a produção de manteiga. As mudanças na mobilidade e nos hábitos de compra continuarão mudando a demanda por produtos lácteos e ingredientes. Uma profunda recessão está se desenrolando à medida que os efeitos das primeiras medidas de estímulo se desgastam e os governos se preparam para o impacto da perda de empregos e fechamento de empresas nos gastos das famílias. Enquanto os mercados do mundo em desenvolvimento tendem a responder aos preços dos produtos em vez de mudanças no PIB, a incerteza à frente manterá os compradores cautelosos e qualquer perspectiva deve considerar os riscos de uma demanda mais lenta.

Embora a experiência sugira que uma recessão pode ajudar a demanda diária de queijos nos Estados Unidos, a perspectiva fará com que os consumidores mudem para linhas de produtos mais baratas, reduzam os gastos com queijos especiais de alto valor, snacks e linhas de entretenimento e evitem comer fora. Os preços do leite em pó desnatado continuaram crescendo de forma constante. Os temores anteriores de aumento de estoque não aconteceram, à medida que a oferta de leite diminuiu e a demanda de queijo se manteve resiliente com a oscilação nas vendas no varejo. O mercado de leite em pó integral se estabilizou, apesar do aumento da produção da União Europeia, da América do Sul e da perspectiva de pico de produção de leite mais forte na Nova Zelândia. A demanda persistente da China (apesar dos pesados estoques internos) e do Oriente Médio e Norte da África mantiveram o mercado equilibrado.

Os mercados de queijo, assim como a manteiga, mostraram tendências divergentes, mas a estabilidade da demanda doméstica na União Europeia e nos Estados Unidos absorveu sólidos do leite o suficiente para manter todo o complexo de laticínios em condições estáveis. Os preços globais da gordura da manteiga divergiram nos últimos meses, à medida que diferentes influências afetam os fundamentos de cada um dos principais produtores. Os preços dos produtos de soro de leite permanecem sob as complexas influências da Covid-19 no fornecimento de leite, produção de queijo, preços relativos de leite em pó desnatado e fraca demanda por produtos com alto teor de concentrado, mas as perspectivas para o mercado de soro de leite na China continuam positivas. Fonte: Dairy Reporter. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.