ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Out/2020

Leite: China deve elevar consumo com pandemia

As vendas de leite na China deverão alcançar US$ 26,9 bilhões em 2020, US$ 1,6 bilhão acima do valor projetado anteriormente, no pré-Covid-19. De acordo com um recente comunicado da GlobalData, isso se traduz em um aumento nos volumes esperados de 9,6 bilhões de Kg para 10 bilhões de Kg somente em 2020, principalmente devido a preocupações com a saúde relacionadas à Covid-19. A China investiu pesadamente na modernização de sua indústria de laticínios nos últimos anos e promove oficialmente o consumo de leite com base em seus benefícios à saúde. A refrigeração tem se tornado cada vez mais presente na China, o que significa que os consumidores modernos têm espaço para armazenar leite e outros laticínios por mais tempo. O leite é frequentemente posicionado como um meio de obter mais proteína na dieta e para ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

A pandemia de Covid-19 forçou os consumidores chineses a se concentrarem em sua saúde, gerando um aumento na demanda. As vendas anuais de leite na China, avaliadas em US$ 24,2 bilhões em 2019, podem aumentar gradualmente para US$ 29 bilhões em 2023. Após interrupções relacionadas à Covid-19, o valor esperado está agora em US$ 31 bilhões, com o maior salto nas vendas ocorrendo em 2020. A pesquisa de consumo mostrou que 47% dos consumidores chineses se consideram 'extremamente preocupados' com sua saúde, enquanto outros 52% disseram que estavam 'bastante' ou 'levemente preocupados'. Na verdade, apenas 2% dos entrevistados afirmaram que 'não estavam preocupados' com sua saúde.

Quando questionados sobre os hábitos de compra de leite fluido, 51% dos entrevistados afirmaram estar comprando mais do que antes, além dos 34% que afirmaram estar comprando o mesmo de antes.

O impacto do Covid-19 na culinária em casa não deve ser esquecido. Durante o lockdown da China, os consumidores foram forçados a permanecer em casa e cozinhar para si próprios muito mais do que antes e, ao fazê-lo, comeram fora de casa muito menos do que antes. O leite oferece uma maneira simples de complementar a nutrição em casa com o mínimo de esforço, ajudando a indústria de laticínios da China. Claramente, a categoria de leite terá um bom desempenho durante a pandemia, e as atitudes em relação à saúde, apoiadas pelas campanhas pró-laticínios do governo, provavelmente estão por trás disso. O leite é a maior categoria de laticínios da China. Fonte: Dairy Global. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.