ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Set/2020

Frango: desafios para o mercado global em 2020

Passando pelo quarto trimestre de 2020 e para 2021, a indústria avícola global operará em um contexto de mercado volátil, com pressão proveniente dos mercados de serviços de alimentação e atacado. Possíveis novas ondas de Covid-19 aumentarão os altos e baixos do mercado, e o impacto de uma profunda crise econômica tornará os mercados mais direcionados aos preços. Ao longo de todo o ano, a expectativa é de um leve aumento na produção global de aves (+ 0,8%, ano anterior), principalmente como resultado da expansão avícola na China e no Vietnã, onde a peste suína africana (PSA) reduziu a disponibilidade de carne suína, e também da expansão nos Estados Unidos.

O resto do mundo deve operar em um ambiente de redução da produção. O comércio global tornou-se difícil, com a maioria dos mercados de importação reduzindo os volumes. O comércio em mercados afetados pela peste suína africana (PSA), como China, Filipinas e Vietnã, tornou-se mais importante, e isso aumenta os riscos à medida que a produção local se recupera. Exportadores como Brasil, Estados Unidos e Rússia estão focados na China, com volumes exportados em expansão rápida, mas com concessões de preços. O principal desafio para os produtores em tais mercados voláteis é equilibrar oferta e demanda, e a experiência até agora neste ano mostra como isso é difícil.

Globalmente, a demanda por aves aumentará levemente devido à substituição de carne suína por ave, especialmente nos mercados afetados pela peste suína africana e em mercados com compras mais direcionadas aos preços, devido à crise econômica. Há uma mudança global do food service para o varejo, o que beneficia as empresas com foco no varejo. Equilibrar a oferta local com a demanda volátil será o grande desafio para os produtores globais. As diferenças no crescimento esperado da produção de aves são maiores do que nunca, variando de 15% de crescimento na China a 5% no Vietnã, contrastando com -8% na Tailândia e mais de -10% na Índia. O comércio global é muito competitivo e volátil, com impactos da Covid-19 e peste suína africana.

A China tem sido o mercado de grande crescimento, enquanto os mercados de importação tradicionais como a União Europeia e o Japão caíram significativamente. Os preços estão muito pressionados para todos os cortes, principalmente peito, pernas e pés. Muitas questões afetam o comércio, sendo a abertura da China para exportadores dos Estados Unidos e da Rússia um grande fator de ruptura. Restrições recentes (voluntárias) ao comércio com a China ilustram o risco de uma alta dependência. A gripe aviária continua sendo outro risco contínuo, visto novamente no Vietnã e ainda afetando a Polônia e a Ucrânia. Fonte: Rabobank. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.