11/Set/2020
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (10/09), os dados finais da Pesquisa Trimestral do Leite, referentes a captação no segundo trimestre de 2020. A prévia, divulgada em meados de agosto, apontava para uma redução de 2,9% em relação ao mesmo trimestre de 2019, porém, os dados finais demonstram uma redução menos acentuada na captação de leite neste período, com variação de -1,7%. Em relação ao trimestre anterior, a redução na captação foi de 9,3%.
Um ponto importante a ser ressaltado é que as informações divulgadas referentes ao 1º trimestre foram um pouco modificadas em relação à última liberação oficial dos dados.
Antes, o volume captado apresentava um crescimento de 1,8%, que passou a ser de 2,4% nesta nova divulgação. Maio e junho foram os meses que apresentaram maior redução em comparação com o ano anterior. Em maio/2020, a captação foi 3,2% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019 e, em junho 3,6% menor. A redução de volume nestes meses pode estar relacionada com instabilidades climáticas na Região Sul do País, que podem ter prejudicado a produção de leite. Outro ponto importante a ser ressaltado é a rentabilidade do produtor no 2º trimestre.
O aumento do custo de ração, que chegou a ser de 26% superior em comparação com o mesmo período de 2019, decorrente da alta dos preços dos grãos, resultou em uma retração da rentabilidade dos produtores de leite ao longo do período analisado. O indicador Receita Menos Custo de Ração foi 20% menor no 2° trimestre de 2020, em relação ao 2° trimestre de 2019. Esse cenário impactou na redução da produção de leite e na menor captação de leite pela indústria. Fonte: MilkPoint. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.