ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Set/2020

Leite: produção a partir de células em laboratório

Em uma medida que pode melhorar as credenciais verdes da indústria de laticínios, um pequeno laboratório está produzindo leite real a partir de células sem precisar pisar em uma fazenda. Mas, a dúvida é se a agricultura celular pode substituir a produção tradicional de leite. A indústria de laticínios que conhecemos hoje é ambientalmente insustentável. A produção de leite sozinha contribui com 4% das emissões totais de gases de efeito estufa da atividade humana, cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano. No geral, 37% das emissões globais de metano vêm da produção de gado. O metano é um gás de efeito estufa muito potente, cerca de 25 vezes mais eficaz na captura de radiação do que o CO2. Os laticínios também consomem uma grande quantidade de recursos, como terra e água.

Segundo o TurtleTree Labs, esta situação é insustentável, especialmente se o objetivo é alimentar outro bilhão de pessoas no planeta. É preciso desenvolver novas tecnologias que possam fornecer os mesmos produtos (leite, queijo, creme e manteiga), mas que sejam menos poluentes. Esse é o objetivo da empresa. É possível criar leite cru usando células de mamíferos, cultivando essas células em laboratório e estimulando-as a produzir leite em biorreatores gigantes. As células grudam em canudos minúsculos, o fluido é então puxado pelos canudos e o leite sai pela outra extremidade.

Esta é a primeira empresa no mundo a usar células para criar leite cru. Até agora, foi obtido sucesso com células de vacas, cabras, ovelhas e camelos, o que significa que as possibilidades são enormes. Ainda mais novidades virão quando for iniciada a produção de queijos e manteigas com este leite também. Outras empresas já fizeram algo muito semelhante com a carne. E os consumidores estão cada vez mais pressionando por produtos livres de crueldade. Eles estão mais conscientes de como reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Ao extrair o leite das células em laboratório, é possível obter leite de verdade sem ter que prejudicar o planeta e os animais, então este é o futuro. Fonte: BBC. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.