ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Ago/2020

Frango: novas investigações nos EUA sobre cartel

A Sanderson Farms, uma das maiores processadoras de carne de frango dos Estados Unidos, afirmou que a Procuradoria Geral do Estado de Washington pediu documentos à companhia, como parte de uma investigação sobre o mercado de carne de frango do país. Washington é o terceiro Estado norte-americano a investigar esse mercado, depois da Flórida e da Louisiana. Nos últimos anos, grupos de consumidores, varejistas e empresas de serviços de alimentação entraram com ações civis contra Tyson Foods, Pilgrim's Pride, Sanderson Farms, Perdue Farms e outras companhias por suposta formação de cartel.

Segundo os autores das ações, as processadoras de carne de frango organizaram um esquema para reduzir a produção e elevar artificialmente os preços do produto. As companhias estão contestando essas ações, e a Sanderson afirmou que está colaborando com os pedidos do Estado de Washington. No ano passado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos iniciou uma investigação criminal sobre a indústria de frango do país.

No começo de junho deste ano, quatro executivos do setor foram indiciados. O indiciamento, parte da investigação ainda em andamento, alega que ex e atuais executivos da Pilgrim's Pride, controlada pela JBS, e da Claxton Poultry fixaram preços entre 2012 e 2017. Uma semana depois, a Tyson Foods disse que estava colaborando com a investigação do Departamento de Justiça. A Tyson forneceu informações como parte de um programa de leniência, que pode evitar que a companhia seja processada criminalmente. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.