ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Ago/2020

Frango: experiência de sucesso da empresa Korin

As galinhas "felizes" das fazendas de produtores associados à empresa nacional Korin são criadas livres, leves e soltas sem tomar qualquer tipo de antibiótico. O rebanho de gado bovino dos fornecedores da companhia divide espaços com tuiuiús e jacarés. Essa é a filosofia da empresa brasileira Korin, fundada em agosto de 1994: comprar de fornecedores que criam seus animais soltos sem provocar estresse.

A ideia inicial da empresa era produzir alimentos naturais e orgânicos para atender à comunidade messiânica de São Paulo. A Korin comercializa hoje mais de 240 produtos, entre carnes, ovos e vegetais. A empresa tem 10 lojas e está presente nas grandes empresas de varejo. Quando a Korin começou sua atividade, os agricultores não acreditavam muito que a produção de orgânicos iria ter demanda.

Mas, o negócio deslanchou. Desde 2015, a companhia começou a fazer parceria com criadores de gado para fornecerem carne sustentável. O boi é o bombeiro do Pantanal. Ele come capim e isso evita as queimadas. O grupo tem acordo com 50 produtores integrados em Mato Grosso do Sul. O polo de produção da Korin fica em Ipeúna, a 200 quilômetros de São Paulo.

A cidade é conhecida como polo nacional da agricultura natural. Em 2019, a receita ficou em R$ 168 milhões. Este ano, apesar da crise, a previsão é crescer para R$ 200 milhões. A pandemia trouxe uma maior conscientização do consumo de alimentos naturais e orgânicos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.