ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Ago/2020

Carnes: Shenzhen impõe normas para importação

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou que a cidade de Shenzhen, no sul da China, impôs em 18 de agosto novas normas de manuseio e teste de Covid-19 para carne e frutos do mar importados. As medidas parecem ser uma resposta à detecção de traços do novo coronavírus em lote de asa de frango importada de frigorífico brasileiro. Há preocupação de que essas novas medidas façam com que os consumidores evitem carne e frutos do mar importados.

De acordo com as regras impostas recentemente, carnes e frutos do mar importados que serão vendidos, processados ou armazenados exclusivamente em Shenzhen serão transferidos, após a liberação alfandegária, para um armazém refrigerado. Lá, os produtos serão desinfetados e testados para Covid-19. O governo local vai pagar pela desinfecção, teste e armazenamento por um determinado período. Após desinfecção e teste negativo, o produto receberá um certificado de saída e poderá chegar ao comércio local.

O USDA observou que contêineres com carne e frutos do mar que não têm Shenzhen como destino final não estão sujeitos às novas regras. O governo dos Estados Unidos ressaltou também que essas novas medidas não estão em linha com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Alguns casos recentes de Covid-19 em Shenzhen, que não têm nenhuma relação com o incidente do frango do Brasil, provavelmente contribuíram para essa resposta excessivamente restritiva. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.